domingo, 9 de setembro de 2012

De como peguei o diploma da Uniube [capítulo 1]



Bom, vamos começar... Apertem os cintos! hehehe...

Desde criança tinha muito essa coisa de profissão na cabeça. Ser dona de casa e não trabalhar nunca fez parte dos meus planos, então desde criança pensava em ter uma profissão.

Aos cinco anos, queria ser pediatra. Aos dez, advogada. Aos quatorze, estilista.

Até chegar à profissão "pé-no-chão" de professora, demorei e relutei um pouco. Sempre vi como e quanto a minha mãe trabalhava. Sempre soube do quão sacrificante é a vida de um professor, não apenas financeiramente falando. Até porque nunca concordei em ver minha mão cuidando muito mais do filhos dos outros do que de mim. Por este motivo, sempre tive vontade, mas briguei muito contra isso. A profissão está no meu sangue, apesar de eu nunca ter assumido isso.

Aos 16 anos, no ano de 2004, surgiu a chance de fazer um curso chamado Magistério. Para os leigos, é um curso de nível de Ensino Médio, no qual a pessoa se habilita para lecionar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, desde a Educação Infantil até o 5º ano. Pois bem, entrei nesse curso, no dia 08 de maio de 2004, dia que completei meus 17 anos. Mal imaginava que seria uma decisão crucial para toda a minha vida.

Ao concluir o Ensino Médio, ainda no ano de 2004, fiz o vestibular para ingressar na tão sonhada Universidade Federal do Espírito Santo, para ingressar no curso de Letras/Inglês. Como tinha de ser, não passei. Não me culpo por não ter passado, apenas tive um tempo de frustração por isso, mas no ano seguinte poderia tentar novamente. Nesse ano de intervalo, comecei a fazer curso de Inglês lá na UFES. Já que eu não ia fazer a faculdade, ia para lá de todo jeito, pra fazer cursinho mesmo. Foram quatro maravilhosos anos, nos quais eu conheci gente maravilhosa, que morro de saudade até hoje... Aprendi muito, sem dúvida, desenvolvi muito enquanto pessoa também. Estudei para o vestibular pouco, mas fiquei mais calma.

Às vésperas de fazer o segundo vestibular da UFES, (no ano de 2005), ela apareceu. Oferecendo mundos e fundos, uma educação de qualidade por um preço acessível e em lugar próximo. O sonho da Carminha, que ficava louca em pensar que eu teria que sair de casa pra fazer faculdade. Ela mesma se encarregou de me inscrever nesse vestibular. A data? A mesma do VestUfes - 27/11/2005. O pior nem era a compatibilidade de datas, por que os horários das provas eram diferentes, o problema é que a prova da Uniube era em AFONSO CLÁUDIO!!! Apesar de a faculdade oferecer o mesmo curso no polo de Cariacica, dona Carminha aprontou mais uma vez e me inscreveu para fazer a faculdade em Afonso Cláudio... Chorei, briguei com ela, falei que não deixaria de fazer o vestibular da UFES para priorizar esse, mas nada adiantou. Mesmo que eu passasse na UFES, era a Uniube que eu iria cursar. Afinal, era a única que oferecia um valor que ela poderia pagar. Contra a minha vontade, fiz o vestibular, passei, matriculei.

E o VestUfes? Não...nada feito!

Em 2006, no dia 15 de janeiro, efetuei a matrícula nº 1005362, no curso de Letras - Português/Inglês da Universidade de Uberaba, no polo de Afonso Cláudio.


[Na foto: minha formatura do curso de Magistério, que aconteceu em 2006 - e eu era ruiva! haha!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário