terça-feira, 27 de maio de 2014

"A pesar de"

Dia desses, guardei pra mim a recordação que tive de uma fala muito profunda do Pe. Miguel, feita durante a homilia num desses domingos pela manhã em que estive na Missa. Ele disse: (não exatamente com essas palavras)
"O segredo para os longos e duradouros casamentos é o amor. Mas não da forma que vocês imaginam. Com o passar do tempo, não se ama POR CAUSA DE, mas sim APESAR DE. Não são as qualidades que prendem uma pessoa à outra, são os defeitos, os desafios por estar ao lado daquela pessoa que cuidam da união do casal. É nas horas ruins que se fortalece o amor. É esse o amor verdadeiro, aquele que não tem porquê, ele tem um apesar."

Então, a gente conclui. É. Eu o amo.
Não amo porque ele é lindo, ou porque ele tem um humor inteligente, ou porque o sorriso dele ilumina o meu dia, ou porque o abraço dele é o meu lugar preferido. Não amo porque ele me fez conhecer o que é ser feliz sem esperar mais nada, só por estar junto. Ou porque os nossos sonhos pra um futuro distante (ou nem tanto) coincidiam, ou ainda porque ele também é corintiano e nossos filhos não iriam ter que escolher o time pelo qual torcer.
Eu o amo apesar de haver diferença de idade e apesar de termos tido gente contra nosso namoro, apesar de muitas vezes eu ter sido deixada de lado, apesar de ter perdido festas, farras e algumas companhias. Eu o amo apesar de saber que nem sempre sou bem vista, e apesar de ter me complicado quando assumi o que eu sinto por ele. Eu o amo apesar de ter esperado por ele em vão muitas vezes, apesar de ter sido considerada louca por estar com ele.

E agora, por isso e por muitos outros eu vou dizer que é hora de ligar o stand by. É de propósito, mas é o jeito. É melhor eu fazer o papel feio, deixar parecer que é minha culpa, que eu amo coisa nenhuma, que eu não me importo. Se fosse pra ser agora, tinha sido. Mas, definitivamente, não é. Talvez, nunca seja nossa hora. Talvez um dia seja. Mas como algumas vezes, ele me disse "o futuro a Deus pertence". Não cabe a nós saber o que virá. É, portanto, nossa tarefa perceber o que fazer no momento. E o certo é me afastar e fazer com que ele também se afaste. Mesmo que ele se magoe comigo, que ele me ache egoísta, covarde. Isso ainda faz parte do quanto eu me importo com ele...É certo que, por muito tempo ainda ele vai ser o grande amor da minha vida. E tirar o time de campo, mesmo que desse jeito cruel, não é o melhor para os nossos corações. Queria muito poder dizer que rezo sempre por ele, que mesmo na distância, eu velo o seu sono (como ele é lindo quando dorme...), que eu daria meus ossos, meus órgãos bons, meu coração surrado pra ele, se fosse preciso. Queria que ele soubesse disso. Queria que ele me entendesse. Queria que nada disso tivesse acontecido. Mas quero que ele seja feliz, sem mim. E na felicidade dele, encontrarei minha paz.

E que assim seja. :/


"Por toda a minha vida..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário