terça-feira, 18 de junho de 2013

Como fiz um TCC em 20 dias - capítulo II

Voltei, queridoooooos! :D

Depois de passar todo o fim do mês de maio e primeiros dias de junho do ano passado com a cara colada nesse mesmo computador que hoje escrevo, descobri duas datas que me fizeram entrar em desespero: postagem final do TCC: 25/06 (:O) e data de apresentação: 07/07 (:o²)!!! Fiquei louca: entrei mesmo em desespero, imaginando que no fim de tudo não seria capaz de concluir a faculdade. Mas tive a ajuda de alguns amigos (principalmente a Mônica!) e consegui concluir. Aqui vão os primeiros elementos pré-textuais que considero importantes: dedicatória, agradecimentos, resumo e introdução. 

Boa leitura! [e quem quiser, me dê opinião!]
Captura de tela da dedicatória: "A Celina Stein da Penha"
AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus primeiramente, por me permitir a oportunidade de fazer outra graduação. Sem a força e a vontade Dele, jamais chegaria aqui.
Agradeço a minha mãe, Maria do Carmo Penha, ex-diretora e professora da EMEF Santa Isabel, por tudo o que representa na minha formação enquanto pessoa e profissional das artes e da educação.
A minha avó, dona Celina Stein da Penha, cuja presença não se faz mais em nosso meio, mas mesmo assim devo todo um agradecimento pelo carinho e dedicação durante a minha infância e adolescência; dedicação sem a qual seria impossível eu ser quem eu sou.
A minha “irmã” emprestada, Mônica Christina Bermond, a quem eu tive a honra e privilégio de cursar uma faculdade e compartilhar não apenas os saberes aprendidos ou não, tenho muito a agradecer, por que além de estar por perto em todas as tarefas, também esteve durante a minha vida pessoal.
Agradecimento à comunidade católica de Santa Isabel, na pessoa do Padre Abílio Pereira Pinto e à dona Edith Wernersbach Stein, pelos depoimentos e incentivo ao resgate do histórico da nossa localidade.
A equipe pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Isabel, por todo o auxílio e boa vontade ao abraçar meu projeto.
Enfim, agradeço a todos que indireta ou diretamente ajudaram-me das mais variadas formas na conclusão deste e dos demais trabalhos deste curso. Meu carinho e gratidão!

RESUMO

Este trabalho apresenta o histórico da atual Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Isabel através da fotografia, uma vez que as mudanças em relação a espaço físico, corpo docente e corpo discente que acontecem no âmbito escolar são visíveis através das imagens. Traz uma reflexão acerca desse histórico, a fim de uma valorização que consequentemente visa criar no corpo discente um respeito ao patrimônio escolar, como ambiente de valor histórico-social. A referida escola, desde os tempos de sua criação, por volta da década de 1930 até os dias atuais já sofreu e ainda sofre inúmeras modificações, tanto no que se refere ao lugar e à construção, quanto em relação à clientela (os alunos) e sua procedência geográfica e social, ao quadro profissional (rotatividade de professores) e à adaptação curricular. Percebe-se com este trabalho que o ambiente escolar é espaço de constante adaptação e por este motivo a intenção é fazer com que o aluno (principalmente aquele que é oriundo de outros municípios) conheça e saiba dar valor ao espaço que tem, bem como a qualidade do ensino que a escola oferece, se comparado a outras escolas públicas.

Palavras-chave: Fotografia, Memória, Resgate histórico, Escola

INTRODUÇÃO

A atual Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Isabel é atualmente referência de educação no município de Domingos Martins. Por este motivo, a investigação acerca de sua história merece atenção. Baseando-se em dados coletados através de entrevistas e fotografias antigas que mostram a comunidade e o ambiente escolar em seu cotidiano, a história foi reescrita de nova maneira, analisando relações interpessoais e as alterações pelas quais sofreu a localidade.

Através do relato dos idosos que, dialogicamente, foram relacionados às imagens coletadas, foi possível transcrever uma nova história: aquela que foi escrita pelos alunos da escola de acordo com o seu ponto de vista, analisando as mudanças ocorridas no que se refere à estrutura física, ao corpo docente, ao tipo de ensino ofertado e ao público que frequenta o ambiente educacional.

Desta forma, houve a necessidade de os alunos conhecerem o histórico da escola a fim de um regate do que até então foi perdido: os valores sociais e éticos no que tange à depredação de patrimônio, o respeito ao profissional da educação e ao próprio colega, a convivência com alunos portadores de necessidades especiais e com outros alunos. Tendo como base as fotografias antigas mostrando as adaptações que gradualmente foram acontecendo no âmbito da escola, propôs-se a um grupo específico de alunos que eles ficassem responsáveis pela análise e uma produção fotográfica atual, posteriormente transformada em exposição para garantir o acesso a esse material a todos do corpo discente.

A exposição – fruto das análises e do novo olhar adquirido pelos alunos – torna-se então a nova história da escola, uma vez que as imagens falam por si, mostrando como e de que maneira o ambiente escolar foi modificado. Assim, percebe-se que é possível escrever uma história em algumas imagens, atingindo todos os públicos de todos os níveis que a Escola de Santa Isabel abrange. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário