Depois de passar todo o fim do mês de maio e primeiros dias de junho do ano passado com a cara colada nesse mesmo computador que hoje escrevo, descobri duas datas que me fizeram entrar em desespero: postagem final do TCC: 25/06 (:O) e data de apresentação: 07/07 (:o²)!!! Fiquei louca: entrei mesmo em desespero, imaginando que no fim de tudo não seria capaz de concluir a faculdade. Mas tive a ajuda de alguns amigos (principalmente a Mônica!) e consegui concluir. Aqui vão os primeiros elementos pré-textuais que considero importantes: dedicatória, agradecimentos, resumo e introdução.
Boa leitura! [e quem quiser, me dê opinião!]
Captura de tela da dedicatória: "A Celina Stein da Penha" |
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus primeiramente,
por me permitir a oportunidade de fazer outra graduação. Sem a força e a
vontade Dele, jamais chegaria aqui.
Agradeço a minha mãe, Maria
do Carmo Penha, ex-diretora e professora da EMEF Santa Isabel, por tudo o que
representa na minha formação enquanto pessoa e profissional das artes e da
educação.
A minha avó, dona Celina
Stein da Penha, cuja presença não se faz mais em nosso meio, mas mesmo assim
devo todo um agradecimento pelo carinho e dedicação durante a minha infância e
adolescência; dedicação sem a qual seria impossível eu ser quem eu sou.
A minha “irmã” emprestada,
Mônica Christina Bermond, a quem eu tive a honra e privilégio de cursar uma
faculdade e compartilhar não apenas os saberes aprendidos ou não, tenho muito a
agradecer, por que além de estar por perto em todas as tarefas, também esteve
durante a minha vida pessoal.
Agradecimento à comunidade
católica de Santa Isabel, na pessoa do Padre Abílio Pereira Pinto e à dona Edith
Wernersbach Stein, pelos depoimentos e incentivo ao resgate do histórico da
nossa localidade.
A equipe pedagógica da Escola
Municipal de Ensino Fundamental de Santa Isabel, por todo o auxílio e boa
vontade ao abraçar meu projeto.
Enfim, agradeço a todos que
indireta ou diretamente ajudaram-me das mais variadas formas na conclusão deste
e dos demais trabalhos deste curso. Meu carinho e gratidão!
RESUMO
Este trabalho apresenta o
histórico da atual Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Isabel
através da fotografia, uma vez que as mudanças em relação a espaço físico,
corpo docente e corpo discente que acontecem no âmbito escolar são visíveis
através das imagens. Traz uma reflexão acerca desse histórico, a fim de uma
valorização que consequentemente visa criar no corpo discente um respeito ao
patrimônio escolar, como ambiente de valor histórico-social. A referida escola,
desde os tempos de sua criação, por volta da década de 1930 até os dias atuais já sofreu e ainda
sofre inúmeras modificações, tanto no que se refere ao lugar e à construção,
quanto em relação à clientela (os alunos) e sua procedência geográfica e
social, ao quadro profissional (rotatividade de professores) e à adaptação
curricular. Percebe-se com este trabalho que o ambiente escolar é espaço de
constante adaptação e por este motivo a intenção é fazer com que o aluno
(principalmente aquele que é oriundo de outros municípios) conheça e saiba dar
valor ao espaço que tem, bem como a qualidade do ensino que a escola oferece,
se comparado a outras escolas públicas.
Palavras-chave: Fotografia,
Memória, Resgate histórico, Escola
INTRODUÇÃO
A
atual Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Isabel é atualmente
referência de educação no município de Domingos Martins. Por este motivo, a
investigação acerca de sua história merece atenção. Baseando-se em dados
coletados através de entrevistas e fotografias antigas que mostram a comunidade
e o ambiente escolar em seu cotidiano, a história foi reescrita de nova
maneira, analisando relações interpessoais e as alterações pelas quais sofreu a
localidade.
Através
do relato dos idosos que, dialogicamente, foram relacionados às imagens
coletadas, foi possível transcrever uma nova história: aquela que foi escrita pelos
alunos da escola de acordo com o seu ponto de vista, analisando as mudanças
ocorridas no que se refere à estrutura física, ao corpo docente, ao tipo de
ensino ofertado e ao público que frequenta o ambiente educacional.
Desta
forma, houve a necessidade de os alunos conhecerem o histórico da escola a fim
de um regate do que até então foi perdido: os valores sociais e éticos no que
tange à depredação de patrimônio, o respeito ao profissional da educação e ao
próprio colega, a convivência com alunos portadores de necessidades especiais e
com outros alunos. Tendo como base as fotografias antigas mostrando as adaptações
que gradualmente foram acontecendo no âmbito da escola, propôs-se a um grupo
específico de alunos que eles ficassem responsáveis pela análise e uma produção
fotográfica atual, posteriormente transformada em exposição para garantir o
acesso a esse material a todos do corpo discente.
A
exposição – fruto das análises e do novo olhar adquirido pelos alunos –
torna-se então a nova história da escola, uma vez que as imagens falam por si,
mostrando como e de que maneira o ambiente escolar foi modificado. Assim,
percebe-se que é possível escrever uma história em algumas imagens, atingindo
todos os públicos de todos os níveis que a Escola de Santa Isabel abrange.
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