terça-feira, 30 de abril de 2013

Sobre o mês que vem aí...

Bom, a postagem de hoje é referente ao mês que está prestes a iniciar: MAIO.

Maio, mês das mães. Maio, mês das noivas. Mês da indústria do casamento faturar e aumentar os preços de tudo. Mas o que configura a palavra casamento?
Há pessoas que o caracterizam como O evento, a festa na qual as pessoas se endividam ou gastam tudo o que têm, ou gastam muito...muito dinheiro em nome do luxo que é celebrar um casamento com tudo o que têm direito: vestidão, convites em papel perolado, uma infinidade de casais de padrinhos, damas de honra e pajens. Talvez a cerimônia celebrada com tamanha pompa não vai durar: estatisticamente falando, a tendência é separar. É normal os casais perceberem que não se dão bem depois dos primeiros anos de casados (ou muito pior: em meses percebem isso). Há quem diga que tudo vale a pena em favor do dia mais importante de suas vidas, mas... ora essa! Como pode esse dia ser mais importante que o dia que você iniciou a relação com a pessoa que você gosta? Ou mais importante que o nascimento de um filho? Ou mais importante que o dia da formatura? Um casamento não se baseia na festa que marcou seu início. Afinal, a palavra casamento não pode se referir a apenas um dia. A meu ver, ele se compõe de muitos e muitos dias, pelos quais o casal convive, divide as frustrações, as alegrias, as decepções, as vitórias... O motivo de comemorar pode ser diário, cotidiano. É motivo de comemoração se o casal passou o dia todo bem um com outro, é motivo de comemorar que o carro foi quitado ou que a família saiu do aluguel. Casamento (e agora eu falo de qualquer tipo de relacionamento) é intimidade. É algo que não tem necessidade de ser exposto. As pessoas de fora, muitas vezes, não querem o bem da gente, como eu já falei aqui sobre a inveja, nem vou me aprofundar nesse assunto, mas é a verdade. Não temos que declarar ao mundo e muito menos fazer aquela festa - na qual participam todos os invejosos, inclusive - justamente por que devemos guardar as comemorações para as horas que de verdade são importantes, principalmente na vida a dois, que dizem, é tão complicada.

Eu sei que estou sendo um tanto radical e crítica com esse post. Mas acabei aprendendo que a felicidade acontece é no dia-a-dia. Nos pequenos momentos. Num dia em que você passa a tarde toda rindo com a pessoa, vendo filminho em casa mesmo, ou no dia que sua afilhada olhou pra você e soltou aquele sorrisão só pra você, ou ainda quando você recebe uma visita inesperada de uma amiga que te faz bem... Felicidade é menos, é amar o que se tem e ver o que acontece de especial nessas pequenas situações, mas tão importantes. Então, amado leitor, não me leve a mal quando eu escrevo essas coisas. Quer fazer festa? Faça! Faça como eu, festeje o aniversário. Quer coisa melhor que celebrar a vida? (Eu tinha que tocar nesse assunto, né? rs) Vocês podem até me qualificar como uma pessoa frustrada e até traumatizada com esse tal assunto... talvez eu seja...mas não me arrependo de ter comemorado meus 25 anos, dos quais estou em fase de despedida, com estilo. Agora falando sério, é preciso saber a que damos valor, e sem dúvida, aparecer para os outros pra mim, não é importante. E pra você?
Alianças de Rita e Julio (leitores do blog \o/) que se casaram apenas na igreja,  por pura necessidade da bênção. Lindo casamento, aliás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário